Metamáquina 3D

From RepRap
Revision as of 10:24, 4 December 2012 by Tecepe (talk | contribs) (Instalação da plataforma do eixo Y)
Jump to: navigation, search
Crystal Clear action run.png
Metamáquina 3D

Release status: Working

Metamáquina3D.png
Description
Baseada na LongboatPrusa
License
GPL
Author
Contributors
Based-on
Categories
Variações da Mendel
CAD Models
Em breve.
External Link






Introdução

Este tutorial contém instruções visuais para a montagem de uma impressora Metamáquina 3D. Trata-se de uma máquina bastante similar à LongBoat Prusa Mendel, uma variante da Prusa Mendel que usa rolamentos lineares LM8UU em todos os eixos.

Veja também este outro tutorial com instruções de uso da Metamáquina 3D.


Nomenclatura

Ao longo deste tutorial iremos utilizar nomes de peças plásticas em inglês e marcados em negrito para facilitar a busca por mais informações sobre o tema já existentes na internet.

As barras, os parafusos, as porcas e as arroelas utilizadas na construção da impressora seguem o padrão métrico. Portanto, quando mencionamos parafusos M3x16, nos referimos a parafusos com 3 milímetros de diâmetro e 16 milímetros de comprimento. Porcas, barras e arroelas M8 têm diametro de 8 milímetros.


Lista de peças

Uma Metamáquina 3D é composta por 51 peças plásticas. Mas isso é só uma parte. Além delas, você vai precisar de um estrusor, arruelas, barras, parafusas, porcas, molas, rolamentos, guias, braçadeiras, cabos, correias, fitas, conectors, componentes eletrônicos, sensores, terminais, placas (eletrônica e suporte), fonte de alimentação e motores. A lista completa e detalhada das peças você encontra aqui.

Peças

Instruções de montagem

Nesta seção você encontra um guia detalhado, com fotos e descrição, do que deve ser feito para ter sua Metamáquina 3D montada e trabalhando. O caminho das pedras é trilhado desde a montagem do frame, passando por eixos, motores, estrusor, e chegando na integração de tudo.

Montagem do Frame

Nesta etapa, a estrutura básica da impressora é montada: triângulos laterais, barras horizontais e suporte para os motoreso do eixo Z.

Clique aqui para saber os detalhes da montagem do frame.


Instalação da plataforma do eixo Y

Clique aqui para saber os detalhes da montagem da plataforma do eixo Y.


Montagem do eixo Z

Clique aqui para saber os detalhes da montagem do eixo Z.


Montagem do extrusor

Clique aqui para saber os detalhes da montagem do extrusor.


Montagem do eixo X

Clique aqui para saber os detalhes da montagem do eixo X.


Base aquecida

Manual em construção!

Neste momento estamos redigindo o restante deste manual. Daqui pra baixo estão esboços dos tópicos que serão abordados a seguir na sequência da montagem da sua Metamáquina 3D.

Caso a montagem do seu kit chegue neste ponto do manual antes de nós termos terminado de escrevê-lo, por favor contacte-nos por email e/ou telefone e daremos prioridade total ao acompanhamento da sua montagem. Se este for o caso, provavelmente a ajuda enviada por email pra você se transformará em mais alguns paragrafos desta documentação. :-D

Vale também lembrar que esta página é um wiki, faz parte de um projeto colaborativo e, portanto, toda e qualquer ajuda com correções e melhorias nesta documentação são extremamente bem-vindas e alinhadas com o espírito do projeto.

Equipe de desenvolvimento - Metamáquina

19 de novembro de 2012

Veja aqui.



Eletrônica e fiação

Veja aqui.




Software

Software Installation

See this guide: Installing RepRap on your computer. Alternative software is available here: Comparison of RepRap Toolchains

Slic3r, pronterface on Ubuntu 11.10 work well together talking to the Longboat.



Onde comprar

Metamaquina