Metamaquina 3D/Instruções de montagem/Eletrônica e fiação

From RepRap
Revision as of 09:53, 14 December 2012 by Tecepe (talk | contribs) (endstops)
Jump to: navigation, search

Placa de controle

A placa de controle eletrônica, ou simplesmente "eletrônica" é o cérebro da impressora 3D, responsável por controlar os movimentos dos motores e o aquecimento da base e do bico, além de fazer a comunicação com o computador para a transferência dos modelos 3D a serem impressos.

O kit completo Metamáquina 3D contém a eletrônica Sanguinololu v1.3a, já soldada. Segue abaixo um esquema básico de ligação dos componentes na placa:

Sanguinololu13a.svg

De acordo com a orientação da placa na imagem (em que o conector USB está no canto inferior esquerdo, com os componentes voltado para quem olha):

  1. os motores X, Y, Z e de extrusão são ligados, nesta sequência, da esquerda para a direita, nos conectores que estão na parte superior da placa;
  2. os sensores de fim-de-curso de X, Y, Z são ligados respectivamente aos conectores da esquerda para a direita na parte inferior da placa;
  3. os termistores são ligados no lado direito da placa;
  4. a fonte, a base aquecida e o resistor de potência do bico extrusor são conectados no lado esquerdo, de baixo para cima.

sensores de fim-de-curso

"Sensores de fim-de-curso" são os sensores usados para informar à máquina quais são as coordenadas zero de cada um dos eixos (X, Y e Z).

termistores

Os termistores são os componentes que medem a temperatura do bico e da base.

motores

Cada motor tem um conector com 4 fios que deve ser conectado ao lado do chip de driver de motor de passo correspondente. Os dois motores do eixo Z são conectados juntos utilizando um único chip de driver de motor de passo. Os outros eixos têm um driver pra cada motor. O motor do extrusor também tem seu próprio driver de motor de passo.

bico extrusor

O controle do aquecimento do bico extrusor opera pelo mesmo príncípio que o da base aquecida. Um termistor mede o tempo todo a temperatura do bico e em função da leitura de temperatura a eletrônica da impressora envia corrente elétrica para uma resistência que, por efeito jaule, emite calor que aquece o bico.

Portanto, temos duas conexões a fazer: a fiação que liga o termistor (fiação de temperatura do bico) e a fiação que liga a resistencia elétrica (fiação de aquecimento do bico).


aquecimento

Manual em construção

temperatura

Manual em construção