Metamaquina 3D/Instruções de montagem/Eixo Z

From RepRap
Revision as of 08:03, 13 December 2012 by Tecepe (talk | contribs) (Componentes)
Jump to: navigation, search

O eixo Z é composto por duas colunas com uma barra guiada e uma barra roscada. Cada barra roscada fica ligada a um motor, já instalado, de modo a dar tração ao conjunto. Os x-ends acoplam o eixo Z ao carro do eixo X, que será instalado posteriormente.

Componentes

Imagem Quantidade Descrição
Mm3d axisZ components 00.jpg 1 couplings e x-ends
Mm3d axisZ components 01.jpg 2 rod clamp
Mm3d axisZ components 02.jpg 2 motores de passo
Mm3d axisZ components 03.jpg 2 barras roscadas de 180mm
Mm3d axisZ components 04.jpg 2 barras lisas de 350mm
Mm3d axisZ components 05.jpg 4 rolamentos lineares LM8UU
Mm3d axisZ components 06.jpg 4 porcas M8
Mm3d eixoX componentes 03.jpg 2 molas d=9mm
Mm3d axisZ components 07.jpg 16 porcas M3
Mm3d axisZ components 08.jpg 16 parafusos M3x20
Mm3d axisZ components 09.jpg 6 parafusos M3x10
 Atenção: página em construção

Instruções

Preparação das peças plásticas

Coloque dois rolamentos lineares LM8UU em cada x-end em seus respectivos lugares, fixando-os com parafusos M3x20, porcas e arruelas M3. Cuidado para não apertar demais, pois a peça pode trincar.

Mm3d eixoZ 12.jpg

Coloque também dois parafusos M3x16 (com arroelas) na parte de baixo de cada x-end e, na parte de cima, duas porcas M3, apertando-os levemente. Eles servirão de fixação para os eixos do carro X, que serão instalados adiante, e já são instalados agora por praticidade.

Atarrache uma porca M8 em uma das barras roscadas. Adicione uma mola de 9mm de diâmetro e insira a barra pelo lado de cima no x-end. Rosqueie mais uma porca M8, agora pela parte de baixo do x-end. Rosqueie as porcas até que elas se encaixem dentro do x-end comprimindo levemente a mola. Repita o processo para o outro x-end.

atenção! As fotos abaixo não mostram a mola. Serão em breve substituidas por fotos corretas.

Mm3d eixoZ 09.jpg Mm3d eixoZ 10.jpg Mm3d eixoZ 11.jpg

Um dos x-ends é o x-end-motor que, como o nome diz, serve de suporte para o motor do eixo X. Usando parafusos M3x10, fixe o motor no x-end-motor, tomando o cuidado de deixar o conector da fiação do motor virado para baixo.

Caso ainda não o tenha feito, instale os motores do eixo Z em seus respectivos suportes utilizando parafusos M3x10 com arruelas.

Mm3d eixoZ 05.jpg Mm3d eixoZ 06.jpg Mm3d eixoZ 08.jpg

Monte os coupling set utilizando parafusos M3x20, porcas e parafusos M3, tomando cuidado para que as aberturas estejam pareadas (maior-maior, menor-menor). Fixe a fenda maior nas extremidades de cada uma das barras roscadas (já acopladas aos x-ends), e aperte os parafusos levemente.

Mm3d eixoZ 13.jpg Mm3d eixoZ 14.jpg Mm3d eixoZ 15.jpg

Instalação dos eixos

Introduza as barras lisas pelos rolamentos LM8UU instalados em cada x-end. Tome cuidado ao fazer isso, pois um movimento desajeitado pode danificar os rolamentos, fazendo com que algumas microesferas sejam expelidas, o que não é desejável.


Agora instalaremos os conjuntos na estrutura da máquina. O conjunto com o motor deve ir do lado ESQUERDO (com a máquina voltada para si), o lado com 4 porcas próximas ao suporte do motor Z; o conjunto que não tem o motor deve ir do lado DIREITO.

O conjunto é fixado primeiramente pela barra lisa. Prenda-a primeiro na presilha barra-barra (bar clamp) que jestava montada na barra roscada que atravessa o a base da estrutura (frame) da impressora pelo meio. Atarrache as porcas levemente - nós iremos ajustá-las precisamente mais adiante. Depois fixe a extremidade superior ao suporte do motor Z com a presilha barra-suporte de motor (rod clamp), usando dois parafusos M3x20 e algumas arroelas caso o parafuso fique muito longo e não dê o aperto suficiente.

Mm3d eixoZ 01.jpg Mm3d eixoZ 02.jpg Mm3d eixoZ 03.jpg


Essa barra deve estar totalmente vertical, por isso, ao apertar as porcas para fixar as barras lisas, certifique-se de que as distâncias medidas na primeira etapa sejam mantidas, caso contrário o eixo poderá ficar desalinhado. Certifique-se que as distâncias estejam corretas APÓS o aperto das porcas.

Repita o processo para o lado oposto da estrutura.

Mm3d eixoZ 04.jpg Mm3d eixoZ 07.jpg


Fixação das barras roscadas

Segure o conjunto da esquerda com uma das mãos, suspendendo-o até que a extremidade superior do coupling da barra roscada encaixe-se no eixo do motor. O eixo do motor ficará quase que totalmente encoberto pelo coupling, garantindo uma boa fixação. Com a outra mão, use uma chave allen para atarrachar os parafusos M3 progressivamente, como se parafusa o pneu de um carro.

Repita o processo para o conjunto da direita.


Próxima etapa

Você concluiu a montagem do eixo Z da sua Metamáquina 3D.

File:Mm3d eixoZ 19.jpg
Como sua Metamáquina 3D deve estar ao final desta etapa

Agora, o próximo passo é montar o extrusor.

Clique aqui para avançar para a próxima etapa.