Metamaquina 3D/Instruções de montagem/Base aquecida

From RepRap
Revision as of 21:31, 28 January 2013 by Tecepe (talk | contribs) (Descrições)
Jump to: navigation, search


Descrições

Borboletas: são peças plásticas utilizadas para facilitar o ajuste de nivelamento da base aquecida. Ao girar as borboletas, elas rodam as porcas que estão dentro delas fazendo com que a base suba ou desça, dependendo do sentido de rotação, permitindo assim a calibração do nivelamento da base de impressão.


Termistor: componente eletrônico em que a relação entre tensão e corrente elétrica é linear, variando com a temperatura. Usado para medir a temperatura.


Base aquecida: é uma placa de circuito impresso que esquenta por meio da passagem de corrente elétrica.

Fiação da base aquecida

A base aquecida tem 2 ligações: uma para o termistor, que irá continuamente medir a temperatura da base, cuja fiação será chamada de fiação de temperatura, e uma para passagem da corrente elétrica que aquece a base, denominada fiação de aquecimento.



Temperatura

1.1) O termistor deve ser soldado à fiação

1.2) Os terminais do termistor devem ser isolados utilizando fita kapton para evitar que haja curto-circuito, pois se isso acontecer a medição de temperatura resultante será incorreta. Portanto, tome cuidado para isolar bem os dois terminais. Além disso, atenção ao manuzear os terminais do termistor que são frágeis.

1.3) Após soldar os terminais do termistor e fazer o isolamento elétrico, o termistor deve ser fixado no centro da base aquecida, do lado debaixo (o lado em que estão as trilhas da placa de circuito impresso), utilizando fita kapton.



Aquecimento

Olhando os detalhes da placa voce poderá ver que se trata de uma placa de circuito impresso onde as trilhas do circuito estão dispostas em forma de zigue-zague de modo a distribuir da forma mais uniforme possível o aquecimento da placa.

2.1) Em uma das extremidades deste mesmo lado encontram-se os terminais onde a fiação de aquecimento deverá ser soldada.

 colocar foto



Preparação das borboletas

3.1) A borboleta já tem um furo em forma hexagonal para a inserção de uma porca M3.

MM nutwing 1.JPG


3.1.1) Mas nem sempre o formato do furo é perfeito e portanto precisa ser corrigido. Primeiro utiliza-se algum instrumento fino para alargar o furo central da borboleta de forma que passe pelo menos o parafuso.

MM nutwing 2.JPG MM nutwing 3.JPG MM nutwing 4.JPG MM nutwing 5.JPG


3.1.2) Atarrache uma porca M3 no parafuso e utilize um ferro de solda para esquentar a porca enquanto faz pressão de forma que a porca seja inserida no plástico. O parafuso nesse estágio garante que a porca seja inserida perpendicularmente.

MM nutwing 6.JPG MM nutwing 8.JPG MM nutwing 9.JPG

MM nutwing 11.JPG MM nutwing 12.JPG MM nutwing 13.JPG



Instalação da base aquecida

4.1) A base aquecida é fixada na placa de acrílico usando parafusos M3x25. A altura inicial da base deve ser aproximadamente a o tamanho do parafuso utilizado, ou seja, a porca com borboleta deve ser colocada o mais perto da extremidade possível. A sequência, a partir da cabeça do parafuso, deve ser:

  • arruela M3
  • base aquecida
  • mola de diâmetro igual a 3mm
  • chapa de acrílico
  • porca com borboleta

MM nutwing2.JPG MM nutwing3.JPG MM nutwing1.JPG


4.2) Repita o processo para cada canto da base aquecida

MM nutwing4.JPG

Próxima etapa

Você concluiu a montagem da base aquecida da sua Metamáquina 3D.


 incluir imagem atual


Agora, o próximo passo é montar a parte elétrica e eletrônica.

Clique aqui para avançar para a próxima etapa.