Metamaquina 3D/Instruções de montagem/Base aquecida

From RepRap
Revision as of 17:45, 13 December 2012 by Tecepe (talk | contribs)
Jump to: navigation, search

Descrições

termistor
componente eletrônico em que a relação entre tensão e corrente elétrica é linear, variando com a temperatura.
base aquecida


Fiação da base aquecida

A base aquecida tem 2 ligações: uma para o termistor, que irá continuamente medir a temperatura da base, cuja fiação será chamada de fiação de temperatura, e uma para passagem da corrente elétrica que aquece a base, denominada fiação de aquecimento.



Temperatura

Para medir a temperatura utiliza-se um termistor.

O termistor deve ser soldado à fiação e ter seus dois terminais isolados utilizando fita kapton, para evitar que haja curto-circuito. Caso os terminais fiquem em curto, a medição de temperatura resultante será incorreta. Portanto, tome cuidado para isolar bem os dois terminais. Tome cuidado também nessa etapa por que os terminais do termistor são frágeis.

Após soldar os terminais do termistor e fazer o isolamento elétrico, o termistor deve ser afixado no centro da base aquecida, do lado debaixo (o lado onde estão as trilhas da placa de circuito impresso). Utilize fita kapton para afixar o termistor na posição central da base.



Aquecimento

A base aquecida é uma placa de circuito impresso que esquenta por meio da passagem de corrente elétrica. Olhando os detalhes da placa voce poderá ver que se trata de uma placa de circuito impresso onde as trilhas do circuito estão dispostas em forma de zigue-zague de modo a distribuir da forma mais uniforme posśivel o aquecimento da placa. Em uma das extremidades deste mesmo lado encontram-se os terminais onde a fiação de aquecimento deverá ser soldada.



Preparação das borboletas

As "nut wings" são peças plásticas utilizadas para facilitar o ajuste de nivelamento da base aquecida. Ao girar essas peças a base sube ou desce, dependendo do sentido de rotação, permitindo assim a calibração do nivelamento da base de impressão.

A peça já tem um furo em forma hexagonal para a inserção de uma porca M3, mas nem sempre o formato do furo é perfeito e portanto utilizaremos um ferro de solda para esquentar a porca e, consequentemente, facilitar a sua inserção na peça plástica. Utilize um parafuso M3x20 para guiar a entrada da porca de modo a garantir que a porca será inserida no plástico respeitando o posicionamento de 90 graus do parafuso em relação à peça plastica.

teste MM nutwing 1.JPG MM nutwing 2.JPG MM nutwing 3.JPG

MM nutwing 4.JPG MM nutwing 5.JPG MM nutwing 6.JPG

MM nutwing 7.JPG MM nutwing 8.JPG MM nutwing 9.JPG

MM nutwing 11.JPG MM nutwing 12.JPG MM nutwing 13.JPG



Instalação da base aquecida

Aqui estão algumas fotos mostrando como a placa aquecida é afixada na base de acrílico usando parafusos M3x25, molas de 4mm de diãmetro, arroelas M3 e as peças plásticas chamadas "nut wing" que seguram uma porquinha M3 e facilitam o ajuste manual da altura da base.

A altura inicial da base deve ser aproximadamente a o tamanho do parafuso utilizado.


MM nutwing1.JPG
MM nutwing2.JPG
MM nutwing3.JPG
MM nutwing4.JPG