Detecção de Travamento ou Entupimento de Filamento

From RepRap
Revision as of 17:34, 21 September 2016 by RafaelEstevam (talk | contribs)
Jump to: navigation, search


-- Detecção de Travamento ou Entupimento de Filamento --

[Ainda estou traduzindo...]

A intenção este documento é mostrar uma das forma de detectar travamento e fim de filamento e inclui algumas variações. O método foi desenvolvido para ter baixo custo e interferir o mínimo possível no funcionamento atual da impressora.

O método de detecção utiliza informação sobre o filamento e é independente do sistema extrusor e consegue detectar entre outras coisas: Travamento, entupimento, patinação no extrudor, perda de passos, nós no carretel e outras coisas que façam o filamento parar de se mover.

O sistema básico de detecção lê o movimento do filamento por contato e pequena fricção usando uma roda para movimentar um encoder. Se por qualquer motivo o filamento parar de se mover o sistema perceberá pois o encoder também vai parar e então o firmware pode tomar algumas atitudes.

Como a intenção é manter os custos baixos e interferir o mínimo possível no funcionamento atual da máquina o sistema de detecção é modular e independente, mesmo sendo possível integrar ao carro do extrusor para otimizar espaço.

Vou separar em três partes: Detecção Mecânica do Movimento, Leitura do Movimento e Interpretação das Leituras pelo Firmware.

Detecção Mecânica do Movimento

A detecção do movimento utiliza contato com o filamento para detectar seu movimento. Esta fricção deve ser mantida no mínimo possível para evitar perdas e não causar mudanças no sistema atual de tracionamento.

A funcionamento básico é dado por uma roda friccionando no filamento com dentes (assim como no extrusor) ou por contato com uma roda emborrachada ou similar. Então este movimento é enviado para um encoder com ou sem a ajuda de engrenagens que então utilizará de detectores ópticos ou mecânicos para determinar a posição.

IMAGE 01 Image 1 - Exemplo de um possível método de detecção

No exemplo acima foi utilizado uma roda dentada ou polia da mesma forma que vários extrusores atualmente usam e pressionam o filamento contra um rolamento. A pressão exata deve ser testada de forma a não atrapalhar o movimento. Este movimento é transferido com ou sem engrenagens a um encoder que fará a leitura do movimento da roda.

Existem várias formas de se fazer esta detecção, ente elas mas não se limitando à elas, pode-se utilizar uma roda emborrachada levemente pressionada no filamento para se ter um movimento sincronizado entre a roda e o filamento, então o mecanismo passa a informação para o encoder da mesma forma que no caso da polia.

Fazendo a Leitura do Movimento

A segunda parte é responsável por traduzir a informação mecânica em um sinal elétrico para o firmware. Isto pode ser feito tanto com sensores ópticos, mecânicos ou de efeito elétrico como um hall ou resistivo, como um potenciômetro ou trimpot ligado à roda e que enviaria o sinal para a placa de controle.

Veja a baixo algumas formas de detectar este movimento:

  • Uso de um sensor óptico para ler marcas na roda dentada ou no encoder;
  • Uso de um sensor mecânico para ler marcas na roda dentada ou no encoder;
  • Uso de um sensor de efeito hall para detectar a posição da roda pela da variação da corrente elétrica em detrimento da movimentação do conjunto;
  • Uso de um sensor de variação de tensão para detectar a posição da roda, de forma semelhante ao que os servomotores fazem;
  • Uso de sensores de posição para detectar a variação linear (veja Imagem 02)

IMAGE 02 Image 2 - Exemplo de uso de um detector de posição linear

Após o movimento ter sido detectado o sinal será enviado para a controladora/placa/circuito. Chamaremos este conjunto eletrônico apenas de "controladora" para simplificar o texto.

Interpretação das Leituras pelo Firmware

After the signal arrives the control board the firmware must manipulate this data despite of the format of the signal, which can be either digital or analogic.

In firmware there are two possible ways to track the position. The easy way is simple compare the movement of the extruder axis with the feedback and check if they are reasonably compatible but not necessary identical. Other way is count each step of the input format and keep precise feedback control. At this point all above problems can be detected and actions be taken. Despite of different nature of all above mention problems not necessary all them are distinguishable and the firmware must consider this fact.

The first and immediate problem that can be detected is the filament stop, which can be either the end of filament, the extruder jamming, the extruder slipping or knot in the spool. This cases the print can be paused and the user can fix the problem avoiding the loss of what has been printed so far. A second problem is the extruder motor skipping steps. In that case, the precise read of the position can be used to compensate this and temporarily fix the problem and avoid the lose of what was already print. Each firmware “has” to be studied to avail the possibility of this implementation as long as its requirements and necessary considerations.

Trabalho a ser feito

Eu ainda não enviei as imagens, então por hora as manterei em outro lugar, você também as pode ver no documento original que está no link a baixo.

Sobre este documento

Este documento está licenciado duplamente sobre a licença Creative Commons de Atribuição para RafaelEstevam e foi escrito pela primeira vez em Setembro de 2016 por RafaelEstevam. A versão original pode ser encontrada neste link: [1]