Metamaquina 3D/Instruções de montagem/Base aquecida

From RepRap
Revision as of 13:21, 30 January 2013 by Tecepe (talk | contribs) (Próxima etapa)
Jump to: navigation, search

Descrições

Borboletas:
são peças plásticas utilizadas para facilitar o ajuste de nivelamento da base aquecida. Ao girar as borboletas, elas rodam as porcas que estão dentro delas fazendo com que a base suba ou desça, dependendo do sentido de rotação, permitindo assim a calibração do nivelamento da base de impressão.
Termistor: 
componente eletrônico em que a relação entre tensão e corrente elétrica é linear, variando com a temperatura. Usado para medir a temperatura.
Base aquecida: 
é uma placa de circuito impresso que esquenta por meio da passagem de corrente elétrica.



Fiação da base aquecida

A base aquecida tem 2 ligações: uma para o termistor, que irá continuamente medir a temperatura da base, cuja fiação será chamada de fiação de temperatura, e outra para passagem da corrente elétrica que aquece a base, denominada fiação de aquecimento.



Componentes

Imagem Quantidade Nome
Mm3d baseaquecida.jpg 1 base aquecida
Mm3d cabocristal.jpg 1 cabo cristal (cabo de aquecimento)
Mm3d cabo90cm 04.jpg 1 cabo 90cm (cabo de temperatura)
Mm3d termistor.jpg 1 termistor
Mm3d conector.jpg 1 conector
Mm3d fitaKapton.jpg 1 fita kapton



Aquecimento

Olhando os detalhes da placa, você perceberá que se trata de uma placa de circuito impresso, onde as trilhas do circuito estão dispostas em forma de zigue-zague, de modo a distribuir da forma mais uniforme possível o aquecimento da placa.


1.1) Em um dos extremos deste mesmo lado encontram-se os terminais onde o cabo de aquecimento deverá ser soldado. Para isso, separe os fios na extremidade do cabo cristal, descasque as pontas e solde-as no local indicado no verso da base aquecida.

Mm3d baseaquecidaverso.jpg Mm3d cabocritaldividido.jpg Mm3d cabocritalsoldado.jpg


1.2) Dobre o cabo de aquecimento para a direita, de maneira que ele saia na metade do lado direito da base aquecida e prenda-o com fita Kapton.

Mm3d baseaquecidaecabocrital.jpg


1.3) Separe os fios da outra extremidade do cabo de aquecimento, descasque as pontas e divida os fios internos em duas partes semelhantes, obtendo-se 4 pontas ao final da divisão. Insira cada ponta em dos terminais do conector, sem ultrapassar a aba retangular (segunda aba do terminal), e dobre as abas sobre o fios.

Mm3d cabodeaquecimentoeterminaldoconector.jpg


1.4) Insira as pontas do cabo de aquecimento, preparadas no passo anterior, no conector e isole os fios descascados, que estão entre o conector e o cabo cristal, com fita kapton.

Mm3d cabodeaquecimentoeconector1.jpg Mm3d cabodeaquecimentoeconector2.jpg



Temperatura

2.1) Separe os fios na extremidade do cabo de temperatura, descasque as pontas e solde-as aos terminais do termistor.

Mm3d termistorsoldadoaocabodetemperatura.jpg


2.2) Isole os terminais do termistor com fita kapton para evitar que haja curto-circuito, pois se isso ocorrer a medição de temperatura resultante será incorreta. Portanto, primeiramente, envolva a fita kapton em um dos terminais para depois passá-la ao redor dos dois, assegurando-se de que o isolamento foi concretizado.

Mm3d isolamentodosterminaisdotermistor1.jpg Mm3d isolamentodosterminaisdotermistor2.jpg


2.3) Após soldar os terminais do termistor e fazer o isolamento elétrico, o termistor deve ser fixado no centro da base aquecida, utilizando fita kapton. A saída do cabo de temperatura deve ser do lado direito da base aquecida, assim como o cabo de aquecimento.

Mm3d baseaquecidaetermistor.jpg



Preparação das borboletas

3.1) A borboleta já tem um furo em forma hexagonal para a inserção de uma porca M3.

MM nutwing 1.JPG


3.1.1) Mas nem sempre o formato do furo é perfeito e portanto precisa ser corrigido. Primeiro utiliza-se algum instrumento fino para alargar o furo central da borboleta de forma que passe pelo menos o parafuso.

MM nutwing 2.JPG MM nutwing 3.JPG MM nutwing 4.JPG MM nutwing 5.JPG


3.1.2) Atarrache uma porca M3 no parafuso e utilize um ferro de solda para esquentar a porca enquanto faz pressão de forma que a porca seja inserida no plástico. O parafuso nesse estágio garante que a porca seja inserida perpendicularmente.

MM nutwing 6.JPG MM nutwing 8.JPG MM nutwing 9.JPG

MM nutwing 11.JPG MM nutwing 12.JPG MM nutwing 13.JPG



Instalação da base aquecida

4.1) A base aquecida é fixada na placa de acrílico usando parafusos M3x25. A altura inicial da base deve ser aproximadamente a o tamanho do parafuso utilizado, ou seja, a porca com borboleta deve ser colocada o mais perto da extremidade possível. A sequência, a partir da cabeça do parafuso, deve ser:

  • arruela M3
  • base aquecida
  • mola de diâmetro igual a 3mm
  • chapa de acrílico
  • porca com borboleta

MM nutwing2.JPG MM nutwing3.JPG MM nutwing1.JPG


4.2) Repita o processo para cada canto da base aquecida

Mm3d baseaquecidapronta2.JPG



Próxima etapa

Você concluiu a montagem da base aquecida da sua Metamáquina 3D.

Como sua Metamáquina 3D deve estar ao final desta etapa

Agora, o próximo passo é montar a parte elétrica e eletrônica.

Clique aqui para avançar para a próxima etapa.