Metamáquina 3D

From RepRap
Revision as of 13:17, 30 January 2013 by Tecepe (talk | contribs) (Montagem do eixo X)
Jump to: navigation, search
Crystal Clear action run.png
Metamáquina 3D

Release status: Working

Metamáquina3D.png
Description
Baseada na LongboatPrusa
License
GPL
Author
Contributors
Based-on
Categories
Variações da Mendel
CAD Models
External Link






Introdução

Este tutorial contém instruções visuais para a montagem de uma impressora Metamáquina 3D. Trata-se de uma máquina similar à LongBoat Prusa Mendel, uma variante da Prusa Mendel que usa rolamentos lineares LM8UU em todos os eixos.

Veja também este outro tutorial com instruções de uso da Metamáquina 3D.


Nomenclatura

Ao longo deste tutorial iremos utilizar nomes de peças plásticas em português e marcados em negrito. Para facilitar a busca por mais informações sobre o tema já existentes na internet, os termos correspondentes em inglês estão disponíveis na lista de peças.

As barras, os parafusos, as porcas e as arroelas utilizadas na construção da impressora seguem o padrão métrico. Portanto, quando:

  • parafusos M3x16, nos referimos a parafusos com 3 milímetros de diâmetro e 16 milímetros de comprimento;
  • porcas, barras e arroelas M8 têm diametro de 8 milímetros.


Lista de peças

Uma Metamáquina 3D é composta por 51 peças plásticas. Mas isso é só uma parte. Além delas, você vai precisar de um estrusor, arruelas, barras, parafusas, porcas, molas, rolamentos, guias, braçadeiras, cabos, correias, fitas, conectores, componentes eletrônicos, sensores, terminais, placas (eletrônica e suporte), fonte de alimentação e motores.

A lista completa e detalhada das peças você encontra aqui.


Componentes necessários para montar uma Metamáquina 3D

Instruções de montagem

Nesta seção você encontra um guia detalhado, com fotos e descrição, do que deve ser feito para ter sua Metamáquina 3D montada e funcionando. O caminho das pedras é trilhado desde a montagem do frame, passando por eixos, motores, extrusor, e chegando na integração de tudo.


Montagem do Frame

Nesta etapa, a estrutura básica da impressora é montada: triângulos laterais, barras horizontais e suporte para os motores do eixo Z.


Clique aqui para saber os detalhes da montagem do frame.


Estágio de montagem da sua Metamáquina ao final desta etapa

Instalação da plataforma do eixo Y

A plataforma Y é reconhecida pela base aquecida sobre uma chapa de acrílico que contém o logotipo da Metamáquina. Ela é a responsável pela movimentação para frente e para trás durante a confecção dos modelos. Para isso, usa apenas um motor que fica na parte posterior da impressora, cuja transmissão é feita por correia.


Clique aqui para saber os detalhes da montagem da plataforma do eixo Y.


Estágio de montagem da sua Metamáquina ao final desta etapa

Montagem do eixo Z

O eixo Z é aquele que está na vertical. É ele que eleva e abaixa parte da estrutura durante a confecção dos modelos. Para isso, faz uso de dois motores que estão fixados em cada um dos lados da parte superior da estrutura e que são controlados sincronizadamente, movimentando todo o eixo X, que será explicado mais adiante.


Clique aqui para saber os detalhes da montagem do eixo Z.


Estágio de montagem da sua Metamáquina ao final desta etapa


Montagem do bloco extrusor

O extrusor tem a função de fornecer o plástico derretido que será utilizado para a confecção dos modelos. Ele é composto por dois subconjuntos: o corpo do extrusor e a pinça, que quando acoplados realizam o complexo trabalho de forçar o filamento plástico dentro do bico quente.


Clique aqui para saber os detalhes da montagem do extrusor.

Estágio de montagem da sua Metamáquina ao final desta etapa


Montagem do eixo X

O eixo X é responsável pela movimentação do bico extrusor do lado esquerdo para o lado direito, ou vice-versa, da impressora. Sua estrutura é montada com apoio no eixo Z das peças extremidade X, sendo de um lado a ativa, que tem o motor, e do outro a passiva, com apenas uma polia. A condução do carro X é feita por rolamentos lineares em duas barras lisas que atravessam de um lado ao outro da estrutura.


Clique aqui para saber os detalhes da montagem do eixo X.

Estágio de montagem da sua Metamáquina ao final desta etapa


Base aquecida

A base aquecida é uma chapa cuja temperatura é passível de controle. Ela é mantida aquecida durante a confecção de modelos para que eles não descolem da superfície em que estão sendo construídos e também para que não empenem. O modelo utilizado atualmente é o MK1 desenvolvido por Josef Průša.


Clique aqui para saber os detalhes da montagem do base aquecida.


Eletrônica, elétrica e fiação

Sanguinololu versão 1.3a é a eletrônica escolhida, por causa das reduzidas dimensões e grande flexibilidade, inclusive possuindo um segundo conector para o segundo motor do eixo Z. Existe um fio especial para resistir às altas temperaturas do bico extrusor e um fio mais espesso para alimentação da base aquecida, além de outros fios mais comuns. Toda a fiação deve ser fixada de forma a não interferir na movimentação de cada parte da impressora.


Clique aqui para saber os detalhes sobre a parte eletrônica, elétrica e de fiação..


Software

A placa eletrônica Sanguinololu tem a capacidade de controlar toda a estrutura da impressora, mas ela precisa saber o que ela deve fazer. Para isso, ela consegue interpretar um determinado tipo de informação e é capaz de receber essas instruções de um computador por uma conexão USB. Dessa forma, o software necessário no computador deve ser capaz de transformar imagens 3D no tipo de informação que a eletrônica sabe interpretar.

A Metamáquina recomenda que se utilize o software Pronterface, que além de conseguir fazer esse trabalho, também vem preparado para mostrar as temperaturas e para executar comandos pontuais como movimentação dos eixos independentemente da construção de modelos.


Clique aqui para saber os detalhes sobre a preparação do ambiente virtual.

Impressão de uma Peça

As temperaturas de operação do bico extrusor e da base aquecida da Metamáquina 3D dependem do tipo de material plástico utilizado. Se você estiver usando plástico PLA, a temperatura do extrusor deve ser ajustada para 185 graus Celcius e a base aquecida deve ficar em 60 graus Celcius. Caso opte pelo plástico ABS, as temperaturas deverão ser de 235 graus Celcius para o extrusor e 130 graus Celcius para a base.

Ajuste do eixo Z

Esse procedimento precisa ser feito com o bico quente a ponto de derreter o plástico utilizado, evitar que restos de plástico duro no bico atrapalhem o procedimento.

Por meio de comandos manuais, desça o bico de extrusão até ele encostar na base (use movimentos de 0.1mm quando o bico estiver próximo da base).

Quando o bico estiver encostado na base de impressão, pressione o botão "Set Z=0" para que a impressora saiba que esta é a altura em que a primeira camada de plástico será depositada no início da impressão.

Se o Pronterface não tiver um botão "Set Z=0" você pode adicioná-lo clicando em um botão com o símbolo + ("click to add a custom button") e na interface de configuração do botão colocar o comando G92 Z0.

Impressão

Pressione o botão "Print" e aguarde o modelo 3D ser impresso.



Onde comprar

Metamaquina