Metamaquina 3D/Instruções de montagem/Frame

From RepRap
Jump to: navigation, search

Nesta parte vamos ver como se monta a estrutura principal da máquina.

Atenção: Mesmo que você já tenha montado uma RepRap Prusa antes, por favor leia estas instruçõe dado que o nosso frame é ligeiramente diferente do frame da Prusa padrão.



Triângulos laterais

Neste passo montaremos os triângulos laterais da estrutura da impressora.



Componentes

Quantidade Descrição Imagem
2 Pé levógiro
(com curvatura para a esquerda)
MM-Foot-L.png
2 Pé destrógiro
(com curvatura para a direita)
MM-Foot-D.png
1 Vértice superior MM-Frame-vertex.png
2 Trava barra-barra MM Bar-clamp.png
6 Barra roscadas M8 de 370mm de comprimento M8-threaded-rods.png
28 Porca M8 M8-nuts.png
28 Arroela M8 M8-washers.png

Instruções

1.1) Divida os componentes acima em duas metades iguais.


1.2) Pegue uma das barras roscadas e insira um bar-clamp até a metade do seu comprimento (veja a foto para entender como se posiciona um bar-clamp em uma barra roscada). Adicione uma arroela e depois uma porca em cada lado da peça plástica.

borderless


1.3) Insira uma porca, depois uma arroela e depois um frame vertex with foot seguido por uma arroela e uma porca em cada lado da barra roscada. Precione de leve as porcas (não aperte muito por que posteriormente iremos calibrar a posição correta dessas peças antes de prendê-las com firmeza).

Build2.jpg Build3.jpg Build4.jpg


1.4) Insira mais duas barras roscadas: uma em cada frame vertex with foot, novamente usando um par de arroelas e porcas ao redor das peças plásticas.

Build5.jpg Build6.jpg


1.5) No topo do triângulo, coloque um frame vertex (sem pé) para fechar a estrutura do triângulo. Novamente usando um par de arroelas e porcas ao redor de cada conexão da peça plástica com cada uma das barras roscadas.


1.6) Repita as instruções acima para montar um segundo triângulo.

Build7.jpg


1.7) Coloque os dois triangulos deitados sobre a sua mesa e usando uma régua ajuste a posição das peças plásticas de modo que em todas as barras roscadas a distância de plástico a plástico seja de 290mm. Quando o triângulo estiver com as medidas precisas, aperte bem as porcas, mas tome cuidado para não forças excessivamente, senão as peças plásticas podem acabar lascando.

Build8.jpg

Barras transversais

Neste passo montaremos as barras horizontais que intereligam os triangulos laterais.



Componentes

Quantidade Descrição Imagem
4 Trava barra-barra MM Bar-clamp.png
1 Suporte para motor Y MM-Y-motor-mount.png
2 Rolamento 608zz 608zz-bearings.png
4 Barra roscada M8 de 294mm de comprimento M8-threaded-rods.png
14 Porca M8 M8-nuts.png
15 Arroela M8 M8-washers.png
4 Arroela de lanterneito (Mudguard Washers) M8 M8-mudguard-washer.png



Instruções

2.1) Insira uma barra roscada de 294mm no furo inferior do Suporte para o motor Y. Posicione a peça plástica aproximadamente no meio da barra. Use um par de arroelas M8 e roscas M8 para prender a peça nessa posição da barra.

Build9.jpg


2.2) Pegue outra barra de 294mm e instale uma trava barra-barra na posição de aproximadamente um quarto do comprimento da barra. Prenda com um par de arroelas M8 e porcas M8. Depois insira uma porca M8 seguido de uma arroela M8 próximo à posição central da barra. Insira esta barra roscada no furo superior do suporte do motor Y.

Build10.jpg


2.3) Adicione, na sequência, estas peças: uma arroela de lanterneiro M8 (Mudguard washer), uma arroela M8, um rolamento 608zz, outra arroela M8, outra arroela de lanterneito M8 e uma porca M8.

Build11.jpg


2.4) Adicione uma trava barra-barra à outra extremidade da barra roscada, também aproximadamente a um quarto do fim da barra.

Build12.jpg


2.5) O que construimos até agora são as peças traseiras da máquina. As duas barras roscadas da frente da máquina são mais simples: em uma (a inferior) não colocaremos nenhuma peça plástica.

Numa nova barra roscada de 294mm (que será a barra frontal superior) insira um rolamento 608zz no meio da barra e, dos dois lados dele, simetricamente insira, na sequência, uma arroela M8, uma arroela de lanterneiro M8 (Mudguard washer) e uma porca M8. Adicione uma trava barra-barra de cada lado da barra roscada da mesma forma que fizemos anteriormente.


borderless borderless

Montagem do Frame e calibragem

Neste passo os triângulos laterais, resultantes do primeiro passo, e as barras horizontais, resultantes do segundo passo, serão integradas.



Componentes

Quantidade Descrição Imagem
26 Porca M8 M8-nuts.png
24 Arroela M8 M8-washers.png
3 Barra roscadas de 440mm M8-threaded-rods.png

Instruções

3.1) Pegue o par de barras onde o suporte para motor Y está instalado, adicione uma porca M8 seguida de uma arroela M8 em cada barra.

Build14.jpg


3.2) Encaixe este par de barras em um dos pés de um dos triângulos que montamos anteriormente. Prenda o pé com uma arroela M8 e uma porca M8 em cada extremidade das barras.

Build15.jpg


3.3) No outro pé do triângulo, instale as outras duas barras roscadas e 294mm tomando o cuidado de deixar a barra com rolamento no furo de cima e a sem rolamento no furo de baixo. Use pares de arroelas M8 e porcas M8 para afixar as barras ao pé.

Build16.jpg


3.4) Prepare a outra extremidade das 4 barras de 294mm com uma porca M8 e uma arroela M8 em cada extremidade das barras. Encaixe estas extremidades das barras no outro triângulo por meio dos seus 2 pés. Novamente, use arroelas M8 e porcas M8.

A distância de plastico a plástico entre os pés dos triângulos deve ser de 234mm.

Build17.jpg Build18.jpg Build19.jpg


3.5) Quando chegar aqui, bases da impressora devem estar como nas figuras seguintes.

borderless borderless


3.6) É hora de montar a parte superior da estrutura. De uma forma mais didática, na figura abaixo, você pode ver a disposição de todas as peças que serão utilizadas. A montagem dos suportes dos motores será melhor detalhada na próxima seção.

Mm3d estruturaSuperior 01.png


3.7) Posicione o frame de pé sobre a mesa (com os pés' para baixo). Pegue uma barra roscada de 440mm e a insira até sua metade por um os orifícios de um dos vértices sem pé (no topo do frame). Insira uma arroela M8, duas porcas M8 e outra arroela M8 antes de terminar de inserir a barra no orificio do outro vértice do topo do frame.

MM metamaquina3d frameWithoutSupports.png Mm3d estruturaSuperior 02.png


3.8) Gire o frame na mesa de modo que o lado do frame onde fica o motor do eixo Y esteja virado para o seu lado. Verifique novamente que a distância entre as peças plásticas é de 234mm. Mantendo essa medida, ajuste a barra de modo que sobrem 95mm para fora do lado direito do frame (medindo a partir da face externa da peça plástica até o final da barra roscada). Insira uma arroela M8 e uma porca M8 de cada lado para prender a barra roscada nessa posição. Repita o processo para o segundo orifício dos vértices superiores do frame.

Build20.jpg


3.9) Os quatro trava barra-barra agora precisam ser espaçados corretamente. Medindo a partir da parte interna do pé mais próximo, a distância até o lado mais próximo da trava barra-barra deve ser de 40mm. As porcas M8 e arroelas M8 que prendem as travas barra-barra pelo lado de dentro do frame, ainda não precisam ser presas definitivamente, portanto apenas aperte-as de leve para manter as travas barra-barra no lugar.

Build21.jpg


3.10) Com o motor do eixo Y virado para o seu lado, a distância entre a parte interna do pé direito da frente do frame até a primeira arroela de lanterneiro deve ser de 112mm. Alinhe a arruela do lado oposto também, mantendo a mesma distância só que dessa vez a partir da parte interna do pé esquerdo do frame.

Build22.jpg


3.11) As travas barra-barra que ficam na metade das barras inferiores dos triângulos laterais agora precisam ter suas posições ajustadas. A distância do pé até a trava barra-barra precisa ser de 129mm. ATENÇÃO: meça SEMPRE a partir do pé que fica do mesmo lado do motor Y.

Build23.jpg


3.12) Agora pegue a última barra roscada de 440mm e a insira nas travas barra-barra que acabamos de ajustar, a barra roscada inserida deve passar por baixo das barras onde as travas barra-barra estão afixadas. Vire o frame de modo a ter o motor Y virado para você. Devem sobrar 100mm de barra roscada para o lado direito. (Note que a foto abaixo está incorreta mostrando uma medida de 95mm)

Build24.jpg


3.13) Mantendo o lado com o motor Y virado pra você, adicione do lado direito de cada uma das barras do topo um conjunto de mais 3 porcas M8 (já tinha uma então no total serão 4 porcas) e depois uma arroela M8. Do lado esquerdo adicione apenas uma arroela M8 em cada barra.

Build29.jpg Build28.jpg

Suportes para motores do eixo Z

Neste passo, serão instalados os suportes dos motores para o eixo Z. A instalação dos motores antes que os suportes sejam montados é recomendada.



Componentes

Quantidade Descrição Imagem
2 Suportes para motor Z MM-Z-motor-holder.png
2 Rod Clamps MM-Rod-clamp.png
2 Bar Clamp MM Bar-clamp.png
4 Parafusos M3x20 M3x20-bolts.png
4 Porcas M3 M3-nuts.png
4 Arroelas M3 M3-washers.png



Instruções

4.1) Insira uma porca M3 em cada um dos furos por dentro dos suportes para motor Z.

Build25.jpg


4.2) Prenda um rod clamp em cada um dos suportes para motor Z usando parafusos M3x20 com arroelas M3.

Build26.jpg Build27.jpg


Atenção: Apesar das fotos não mostrarem isso, a Metamáquina recomenda que nessa etapa da montagem, os motores do eixo Z sejam instalados nos suportes, antes de instalar os suportes na estrutura, pois isso facilita a montagem (não se esqueça de colocar as porcas M3 nas cabidades da parte interna dos suportes pois isso não poderá ser feito com os motores já montados. Depois que o suporte está instalado na estrutura, o acesso para aparafusar o motor fica um pouco mais difícil.

Para prender os motores utilize 4 parafusos M3x10 com arroelas M3 em cada motor. Prenda firmemente, mas tome cuidado para não lascar as peças plásticas.


4.3) Insira os suportes para motor Z nas extremidades das barras roscadas superiores de 440mm. Prenda os suportes para motor Z utilizando uma arroela M3 e uma porca M3 em cada extremidade das barras superiores.

Build30.jpg Build31.jpg


4.4) Mantenha o frame com o motor Y virado pro seu lado. Adicione uma porca M8 e depois uma arroela M8 no lado direito da barra roscada de 440mm da parte de baixo do frame. Depois insira um bar clamp e mais uma arroela M8 e uma porca M8. Faça o mesmo do lado esquerdo.

Build32.jpg


4.5) O lado interno do bar clamp do lado direito precisa estar a 72mm de distância do próximo bar clamp (ditancia medida de plástico a plástico).

Build33.jpg


4.6) Para o bar clamp do outro lado a distância deve ser de 61mm até o bar clamp mais próximo.

Build34.jpg



Próxima etapa

Você concluiu a montagem da estrutura básica da sua Metamáquina 3D.

Como sua Metamáquina 3D deve estar ao final desta etapa

Agora, o próximo passo é montar a plataforma do eixo Y.

Clique aqui para avançar para a próxima etapa.